Descrição: Este vinho de 2009 de dois hectares de vinhas da emblemática casta Baga, plantada numa encosta argilo-calcário exposta ao nordeste, em Tamengos no terroir de Cardosa e de uma vinha centenária com uma variedade de castas autóctones.
Na Quinta da Vacariça as doses de cobra são 5 vezes inferioras ao caderno das cargas da viticultura biológica, graça aos métodos profiláticos e aos tratamentos preventivos assíduos à base de infusões e de decocções de diversas plantas.
As uvas são vinificadas em lagares abertos sem desengace, naturais, sem acrescento de açúcar, este vinho é feito com as suas próprias leveduras.
Após o envelhecimento de 18 meses em barricas de carvalho de 3000L, o vinho é engarrafado sem ser colado nem filtrado.
Notas de Prova: "Cor granada". Cheiro cremoso tingido de groselha preta e de framboesa, dando a impressão de maturidade da fruta. Boca acetinada, lisa, fresca para esse ano quente, com uma intensidade de fruta (...). Uma boca cheia, suave ao toque, os taninos ainda apertados sem ser secos e merecem plenamente arejamento ou uma espera de 10 até 20 anos ou mais. " - Julia e Bruno Scavo, Escanções.
Castas: Baga.
Teor Alcoólico: 13%
Temperatura de Serviço: Consumir na temperatura de 17ºC.
Capacidade: 1500 ml
Contém Sulfitos